top of page

Quem Somos

 

Surgimento do sincopeças e sua sigla


O primeiro SINCOPEÇAS é datado de 1941, ano que o presidente Getúlio Vargas reconheceu oficialmente a entidade no estado de São Paulo. Hoje, praticamente em todo o território brasileiro conta com a representação e luta do sindicato patronal do comércio bens e serviços de auto peças.

 

O SINCOPEÇAS-PE surgiu no ano de 1989 e se chamava SINDICCAPE até o ano de 2004, quando teve a sigla padronizada nacionalmente, durante o 20° encontro nacional dos sindicatos patronais do comércio de veículos, peças e acessórios, realizado na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.
 

Na visão do então presidente do SINCOPEÇAS-PE Antônio Maciel Lins, titular da Antonio auto peças, há mais de 50 anos envolvido diretamente no setor de auto peças. “Os sindicatos eram apenas um punhado de entidades atuando de forma isolada. Agora não, começamos a ter consistência de um feixe de varas e não a fragilidade de uma vara vista isoladamente. Ninguém consegue quebrar um feixe de vara”, defini Antônio Maciel.
 

A importância da unificação da sigla, não se resumiu apenas ao estético e sim na nova visão de trabalho em conjunto, na troca de informações entre as entidades explica Antônio Lins. “Essa sem dúvida é a maior virtude da adoção da sigla única, um passo de sete léguas, intentado pelos sindicatos é que vai permitir andar mais rápido quando se tratar de dar proteção aos anseios dos comerciantes de auto peças”, conclui Lins.
 

Hoje o SINCOPEÇAS-PE representa mais de cinco mil empresas de diversas categorias como: Acessórios, Baterias, Pneus, Oficinas Mecânicas que compram e vendem peças, lojas de peças de; Auto, moto, caminhão e trator e peças e serviços além das distribuidoras em geral.
 

Sempre buscando novas parcerias e serviços para melhor atender a categoria.

bottom of page